Antes de começar – Quinzena 2

Antes de Começar

Olá!

Damos início à segunda quinzena do Projeto Integrador para Engenharia de Computação V.

Como todos sabem, estamos passando por uma pandemia devido ao Covid-19, o que faz com que tenhamos que nos adaptar às novas condições, que são importantes para garantir a saúde de todos.

Assim, embora o projeto integrador pressuponha interações por meio de visitas às instituições, devido à suspensão das atividades presenciais, estas visitas não poderão ser feitas. 

No entanto, dado o tema que estamos desenvolvendo, com um pouco de criatividade é possível nos adaptarmos a esta condição neste momento.

Neste sentido, pode-se entrar em contato com professores de instituições de ensino de engenharia utilizando ferramentas virtuais para se colher os dados que seriam obtidos das visitas. Os acessos a estes professores podem ser feitos por indicação de parentes e amigos. Além disto, lembre-se de que os seus próprios amigos estudantes podem lhe dar informações valiosas no contexto de “ferramentas computacionais para laboratórios de cursos de Engenharia”.

Como se trata de um tema com o qual você tem familiaridade, uma vez que é um estudante de engenharia que já passou por diversas disciplinas, fica muito mais fácil entender as dificuldades e necessidades que lhe serão reportadas.

No que se refere aos testes, neste momento, teremos que nos basear mais nas avaliações dos desenvolvedores e buscar, sempre que possível, a colaboração das pessoas e profissionais com os quais se entrou em contato. No caso do curso de Engenharia de Computação, o direcionamento do foco para a operacionalidade do projeto, permitirá obter resultados interessantes que irão agregar muito à sua formação. 

Com relação às videoaulas, como elas foram gravadas com antecedência, por favor, não considerem para o atual projeto as indicações de visitas e façam as devidas adaptações nas falas referentes às interações com as instituições.  O conteúdo, no entanto, é válido e deve acrescentar informações importantes para o caso de desenvolvimento de projetos em condições de normalidade.

Lembro ainda que todas as interações entre os membros do grupo e com os demais colaboradores devem seguir as recomendações dos órgãos de saúde oficiais que, no momento, são de isolamento social, levando todas as reuniões para o meio virtual; no caso dos alunos da UNIVESP, já é bastante familiar.

Vamos então continuar. 

Neste momento, você e seu grupo já devem ter pensado sobre o projeto que será desenvolvido. Além disso, já devem ter avaliado possíveis oportunidades de desenvolvimento de projetos ligados ao tema central usando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.

Em um primeiro momento, podem surgir várias propostas e oportunidades de desenvolvimento, mas deve-se ter a consciência do intervalo de tempo em que este está inserido.

Como o trabalho é em grupo, devem-se ainda escolher ferramentas interativas e definir uma metodologia para o desenvolvimento em conjunto.

Vamos nos adaptar e seguir!

Deixe um comentário