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Projeto Integrador para Engenharia de Computação V
Planejamento de Estudos
A nota da disciplina é calculada: (N1 x 0,4) + (N2 x 0,6) = MF + Info
A entrega parcial será em 23/05 e a entrega final em 04/07.
Análise do cenário e levantamento bibliográfico
Antes de começar
Olá, estudante!
Quero lhe dar as boas-vindas ao Projeto Integrador para Engenharia de Computação V.
Nesta disciplina, teremos a oportunidade de integrar diversos conteúdos já estudados para desenvolver um projeto que seja aplicado no contexto de “ferramentas computacionais para laboratórios de cursos de Engenharia”. Com isso, serão desenvolvidas competências e habilidades de prototipação de soluções que gerem benefícios para diferentes cursos na área de Engenharia, seguindo o movimento maker, acompanhado do movimento de “aprender fazendo”.
Bom trabalho a todos!
Orientação de estudo
Nesta primeira quinzena, nosso foco será a discussão do tema e da oportunidade de desenvolvimentos. Teremos que avaliar possíveis oportunidades de desenvolvimento de projetos ligados ao tema central da disciplina, usando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. Para isso, é importante que inicialmente você assista à videoaula da disciplina e inicie um processo de prospecção de possíveis projetos a serem desenvolvidos durante o semestre.
Neste sentido, você deve entrar em contato com instituições de Ensino Superior de Engenharia para se apresentar e verificar a possibilidade de desenvolvimento do projeto. Entre os vídeos-base, você encontra orientações gerais sobre o Projeto Integrador no âmbito da Univesp e indicações de como realizar a visita ao local onde será feito o desenvolvimento do PI. Os textos de apoio trazem informações complementares e exemplos de produtos relativos ao tema.
Videoaula 1
Temática a ser desenvolvida
Nesta videoaula faremos uma discussão do tema e de oportunidades gerais de desenvolvimento, considerando as disciplinas já cursadas nos semestres anteriores.
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Texto de apoio
Uma abordagem dos tipos de ferramentas computacionais utilizados para auxiliar o processo ensino-aprendizagem da Matemática
João Coelho Neto e Marcos Massaki Imamura
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Texto de apoio
6 aplicativos gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer
Eduardo Slabocicor Cavalcanti
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O que vem por aí na quinzena 2
É importante que antes do término desta quinzena de atividades você, juntamente com o seu grupo, definam e façam pelo menos uma visita ao local onde o projeto será desenvolvido, pois na próxima vocês terão que definir o problema a ser tratado e começar a esboçar as delimitações da solução computacional.