Quinzena 2

Engenharia de Computação

Projeto Integrador para Engenharia de Computação V

Plano de Ensino

Planejamento de Estudos

A nota da disciplina é calculada: (N1 x 0,4) + (N2 x 0,6) = MF + Info

A entrega parcial será em 23/05 e a entrega final em 04/07.

 

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Delimitações do problema e da solução

Antes de começar

Olá!

Damos início à segunda quinzena do Projeto Integrador para Engenharia de Computação V.

Como todos sabem, estamos passando por uma pandemia devido ao Covid-19, o que faz com que tenhamos que nos adaptar às novas condições, que são importantes para garantir a saúde de todos.

Assim, embora o projeto integrador pressuponha interações por meio de visitas às instituições, devido à suspensão das atividades presenciais, estas visitas não poderão ser feitas.

No entanto, dado o tema que estamos desenvolvendo, com um pouco de criatividade é possível nos adaptarmos a esta condição neste momento.

Neste sentido, pode-se entrar em contato com professores de instituições de ensino de engenharia utilizando ferramentas virtuais para se colher os dados que seriam obtidos das visitas. Os acessos a estes professores podem ser feitos por indicação de parentes e amigos. Além disto, lembre-se de que os seus próprios amigos estudantes podem lhe dar informações valiosas no contexto de “ferramentas computacionais para laboratórios de cursos de Engenharia”.

Como se trata de um tema com o qual você tem familiaridade, uma vez que é um estudante de engenharia que já passou por diversas disciplinas, fica muito mais fácil entender as dificuldades e necessidades que lhe serão reportadas.

No que se refere aos testes, neste momento, teremos que nos basear mais nas avaliações dos desenvolvedores e buscar, sempre que possível, a colaboração das pessoas e profissionais com os quais se entrou em contato. No caso do curso de Engenharia de Computação, o direcionamento do foco para a operacionalidade do projeto, permitirá obter resultados interessantes que irão agregar muito à sua formação.

Com relação às videoaulas, como elas foram gravadas com antecedência, por favor, não considerem para o atual projeto as indicações de visitas e façam as devidas adaptações nas falas referentes às interações com as instituições. O conteúdo, no entanto, é válido e deve acrescentar informações importantes para o caso de desenvolvimento de projetos em condições de normalidade.

Lembro ainda que todas as interações entre os membros do grupo e com os demais colaboradores devem seguir as recomendações dos órgãos de saúde oficiais que, no momento, são de isolamento social, levando todas as reuniões para o meio virtual; no caso dos alunos da UNIVESP, já é bastante familiar.

Vamos então continuar.

Neste momento, você e seu grupo já devem ter pensado sobre o projeto que será desenvolvido. Além disso, já devem ter avaliado possíveis oportunidades de desenvolvimento de projetos ligados ao tema central usando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.

Em um primeiro momento, podem surgir várias propostas e oportunidades de desenvolvimento, mas deve-se ter a consciência do intervalo de tempo em que este está inserido.

Como o trabalho é em grupo, devem-se ainda escolher ferramentas interativas e definir uma metodologia para o desenvolvimento em conjunto.

Vamos nos adaptar e seguir!

Orientação de estudo

Nesta quinzena teremos que compreender as delimitações no desenvolvimento de uma solução computacional relacionada ao que, de fato, se espera do sistema: o escopo e as funcionalidades. Você e seu grupo devem definir como serão organizadas as interações e quais ferramentas serão utilizadas para o desenvolvimento em conjunto.

Para isso, você deve assistir à videoaula da disciplina e iniciar um processo de discussão entre os integrantes do grupo. O vídeo-base apresenta formas de organizar os dados coletados durante interações com profissionais e estudantes da área do projeto que será desenvolvido, além das discussões entre os próprios membros do grupo. Entre os vídeos de apoio, há um sobre o processo de brainstorming que pode auxiliar em todas as etapas do desenvolvimento do projeto; outro vídeo de apoio listado mostra a importância da base de conhecimento para se resolver um problema, tendo como foco o problema e não a solução. Por fim, leia um texto sobre clientes e assista ao vídeo de apoio que está inserido nele.

Tendo em vista as características particulares deste Projeto Integrador, em tempos de pandemia, estão sendo indicados nesta semana materiais adicionais sobre a elaboração de planos de ação e de relatórios.

Bons estudos!

Videoaula 2

Delimitação do problema e da solução

Nesta videoaula faremos uma discussão sobre o desenvolvimento de soluções computacionais, chamando a atenção para a importância da delimitação da solução para atender às necessidades do usuário ao mesmo tempo em que se mantém o projeto realizável, evitando falsas expectativas e cobranças indevidas. Também discutiremos a importância de se definir a metodologia de interação entre os integrantes do grupo.

Link

Vídeo-base

Delimitação do tema e desenho do problema

Mônica Cristina

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Vídeo-base

Plano de ação na prática [5W2H]

Efeito 5 Gestão Empresarial

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Vídeos de apoio

Quinzena 2

 

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Texto de apoio

Cliente: um ser misterioso

Sebrae Paraná

 

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Texto de apoio

Segunda quinzena: Definição e estudo sobre o problema

UNIVESP

 

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Texto de apoio

Como fazer propostas e relatórios

Andrew Leigh

 

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Vídeos de apoio

Plano de ação

 

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Fórum de dúvidas

Dúvidas e comentários da quinzena 2

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O que vem por aí na quinzena 3

Na próxima quinzena devem ser realizadas pesquisas para a obtenção de dados e definição da solução. Assim, deve-se ter tudo acertado e acordado entre os integrantes do grupo, no que se refere à metodologia de desenvolvimento e às ferramentas a serem utilizadas para a interação.

Até lá!

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